Pular para o conteúdo principal

Saiba como lidar com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) na sala de aula

 


Um professor que precisa lidar com uma criança considerada “difícil” que, muitas vezes, desafia os adultos, tem irritabilidade excessiva e comportamentos inadequados pode estar lidando com um portador de Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) sem saber. É preciso entender do que se trata o transtorno para identificar sinais e intervir corretamente, por isso o Grupo Rhema Educação frequentemente realiza eventos sobre o tema, disponibiliza um ebook gratuito e oferece, inclusive, uma pós graduação sobre o assunto.


Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema, há muitas crianças e adolescentes que apresentam o TOD atualmente, o que pode ser percebido tanto dentro das salas de aula quanto no contexto familiar. “As crianças com Transtorno Opositivo-Desafiador costumam ter dificuldade em controlar suas emoções e comportamentos e, muitas vezes, exibem teimosia extrema e episódios de raiva. Quem não conhece o TOD pode achar que está lidando com uma criança agressiva e mal educada, mas existe uma razão por trás desses comportamentos e é possível buscar ajuda”, explica. 


De acordo com Mara, uma criança com Transtorno Opositivo Desafiador precisa de atenção especial, tendo em vista que é uma relação que necessita de muita calma e amor, afinal, a criança já tende a ter baixa estima e um complexo de inferioridade e é preciso conhecer estratégias práticas para lidar com ela. “Além disso, os casos não são iguais. Em alguns casos, o comportamento desafiador pode ser mais leve e gerenciável, enquanto em outros pode ser mais intenso, interferindo significativamente na vida diária da criança e da família”, diz. 


A especialista afirma que é necessário buscar conhecimento teórico e prático, conhecer a fundo sobre os comportamentos agressivos, assim como as crises e as questões de ansiedade. “São muitos os desafios, por isso procuramos oferecer estratégias e ferramentas comprovadas para profissionais, com foco no neurodesenvolvimento no contexto educacional, clínico e familiar”, diz.


 


Sobre Mara Duarte


Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Educação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.


Sobre o Grupo Rhema


O Grupo Rhema foi criado por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 14 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. 


A empresa atua em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem