Pular para o conteúdo principal

Alfabetização de crianças com deficiência é tema de lives nesta semana

 



Especialista em educação inclusiva, a psicopedagoga com quase 30 anos de experiência, Lidieri Barros, comanda duas lives com temas importantes nesta semana. Com o retorno às aulas próximo, a profissional aproveita para abordar o tema educação de crianças com deficiência a fim de tirar dúvidas de pais e responsáveis de crianças atípicas.


 


            A primeira live, que será realizada na próxima quinta (25), no Instagram @educacaoespecialpe, tem como título “Alfabetização e audição: a importância de detectar o transtorno do processamento auditivo central (TPAC) para o sucesso na alfabetização”. A partir das 20h07, Lidieri terá uma longa conversa com a fonoaudióloga Lilian Tabosa, que é especialista em linguagem e autismo e pós-graduanda em neurociências, além de ser certificada em ABA, PECS, TEACCH, PROMPT e ILS.


 


            Na sexta (26), às 20h, o tema é “Revolucionando a educação: discussões profundas sobre a implementação e aplicação do método fônico nas escolas municipais”. A convidada é Elaine Giló, neuropsicopedagoga e neurocientista no processo de aprendizagem.


 


O método fônico, criado por Lidieri Barros, é capaz de provocar a consciência fonológica, que é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da linguagem. “São assuntos que devem ser debatidos cada dia mais. É possível, sim, com sucesso, alfabetizar pessoas com deficiência. Dar a elas o acesso ao letramento e à alfabetização é a chave que abre as portas do conhecimento, da igualdade e, claro, do mercado de trabalho”, finaliza Lidieri.


 


Sobre Lidieri Barros – Psicopedagoga, especialista em educação especial e inclusão com quase 30 anos de experiência, é diretora de dois centros de educação inclusiva e a idealizadora das maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Catende-PE participa da 42ª Jornada de Foguetes no RJ

  Sexta-feira (25/08), o jovem catendense de 15 anos, Jazon Miranda Velozo da Silva, estudante do (IFP), Instituto Federal de Palmares estará levantando voo com sua equipe para o Rio de Janeiro, onde irá competir nacionalmente na 42ª Jornada de Foguetes. Ex-aluno do Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante em Catende, Jazon Miranda se sente orgulhoso com a oportunidade. "Meus pais ficaram felizes e me apoiaram, incentivaram para participar da jornada de lançamento de foguetes. Me sinto vocacionado para ser um futuro astrônomo", disse o promissor talento catendense. Colaboração: Fábio Santana.

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem