Pular para o conteúdo principal

Dólar atinge R$ 5,70: os bastidores da alta - por Hugo Garbe

 Nesta terça-feira, 2 de julho, o dólar atingiu R$ 5,70, surpreendendo o mercado e deixando muitos brasileiros preocupados com os impactos dessa alta. O aumento da moeda americana reflete um cenário complexo, tanto dentro quanto fora do país.


Nos últimos dias, o presidente Lula fez duras críticas ao Banco Central (BC) por manter a taxa Selic elevada. Segundo Lula, essa política beneficia especuladores financeiros e não a produção nacional. Essas declarações acabaram gerando incerteza no mercado, pois levantaram dúvidas sobre a independência do Banco Central e sobre como serão as futuras decisões econômicas do país.


Além disso, a situação fiscal do Brasil não ajuda. O déficit nas contas públicas e a inflação em alta fazem com que os investidores fiquem com um pé atrás. Muitos estão preferindo buscar refúgio em ativos mais seguros, como o dólar. A falta de clareza nas políticas econômicas do governo também aumenta essa sensação de insegurança.


Lá fora, a situação também não é favorável. Nos Estados Unidos, os rendimentos dos títulos do Tesouro estão em alta, atraindo capital para fora dos mercados emergentes, como o Brasil. Isso enfraquece ainda mais o real, já que muitos investidores preferem colocar seu dinheiro onde consideram mais seguro.


Tudo isso tem consequências diretas na nossa economia. Com o dólar mais alto, importar produtos fica mais difícil e caro, o que acaba pressionando a inflação. Isso pode gerar um ciclo de ajustes econômicos e maior volatilidade no mercado. Produtos importados, como eletrônicos e insumos industriais, tendem a ficar mais caros, afetando tanto os consumidores quanto as empresas.


Agora, resta ao governo e ao BC encontrarem uma solução para estabilizar o mercado e restaurar a confiança dos investidores. Os próximos dias serão cruciais, e todos estão atentos aos passos que serão dados.


Em tempos de incerteza, é fundamental que as decisões econômicas sejam equilibradas e transparentes. O desafio é grande, mas é preciso buscar um caminho que combine estabilidade e crescimento sustentável, enfrentando de forma eficaz as pressões internas e externas que estamos vivendo.





Hugo Garbe é professor de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.