Pular para o conteúdo principal

Extremistas matam 49 cristãos na África

 



Desde junho, 150 pessoas foram mortas em ataques atribuídos ao grupo extremista ADF


*Conteúdo sensível: violência extrema.


Nas últimas semanas, 49 cristãos foram mortos no Leste da República Democrática do Congo pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês). Os ataques atingiram comunidades no território de Beni, no estado de Kovu do Norte.  


No fim do dia 24 de julho, os extremistas fizeram três ataques simultâneos aos vilarejos de Mangambo, Katerrain e Kotaokola. Segundo fontes locais, os atentados começaram por volta das 19h30 e a maioria das vítimas foi assassinada com tiros ou golpes de facas. Ao menos 50 pessoas morreram neste dia, sendo 31 cristãos.  


Em agosto, a situação não mudou. No dia 10, mais de 18 pessoas foram mortas no vilarejo de Mukoni e Bayeti. Quatro casas e duas motocicletas foram incendiadas e mais de 14 pessoas foram reportadas como desaparecidas.   


O único sobrevivente  


“Quando liguei hoje de manhã, o líder de uma igreja local contou que as ADF basicamente exterminaram sua família. O único que sobreviveu foi o pai. Três anos atrás, eles haviam assassinado a mãe. Agora, os radicais levaram os dois filhos do cristão, na mesma terra em Mukoni. Eles são todos membros da igreja 8ª CEPAC. Hoje, oramos por consolo para eles. Orem conosco”, disse o pastor Paluku a parceiros locais da Portas Abertas.  


Autoridades locais estimam que, desde junho, 150 pessoas foram mortas em ataques atribuídos às ADF no Leste da República Democrática do Congo. O número de ataques na região aumentou nos últimos meses causando não apenas as mortes, mas deslocamento em massa de cristãos, que fogem em busca de regiões mais seguras.  


No começo de 2024, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários registrou mais 738 mil pessoas deslocadas na República Democrática do Congo, totalizando 7,2 milhões de vítimas obrigadas a deixar suas casas em busca de segurança. Mais de 80% dos deslocamentos foram causados por ataques armados e conflitos.  


“Inúmeras comunidades no Leste da República Democrática do Congo estão em um estado de conflito permanente. A situação dos cristãos locais é terrível. Eles são forçados a fugir e algumas igrejas foram fechadas por causa dos ataques. Convocamos a comunidade internacional a fazer tudo em seu alcance para assegurar a proteção das comunidades e deslocados internos que precisam de apoio”, diz Jo Newhouse (pseudônimo), porta-voz da Portas Abertas na África Subsaariana. 


Perseguição a cristãos na RDC


A República Democrática do Congo ocupa a 41ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2024, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. Segundo a pesquisa, a RDC está entre os 10 países que mais matam cristãos no mundo, por motivo de sua fé. O país também é um dos que encabeçam a lista dos que mais sequestram cristãos no mundo, ficando atrás apenas da Nigéria e do Paquistão. Além desses dados, a República Democrática do Congo aparece em outras estatísticas de violência, se estabelecendo como um dos países mais violentos contra cristãos. Veja mais sobre a violência contra cristãos neste link. 


Cristãos que vivem na parte oriental da RDC correm muitos riscos. A região é lar de mais de cem grupos armados, alguns deles têm seguidores de Jesus especificamente como alvo. Isso deixa cristãos e igrejas nessa parte do país vulneráveis a ataques, incluindo mortes, sequestros e violência sexual. Líderes de igreja que falam contra a violência colocam um alvo em suas costas, tornando difícil falar contra as atrocidades. A violência levou a massivas crises de deslocados na RDC, e muitos cristãos estão entre os deslocados. 


Em partes do país dominadas por outras religiões, convertidos do islamismo e religiões nativas podem ser pressionados a participar de cerimônias e atividades religiosas não cristãs, além dos desafios que as minorias religiosas enfrentam na área. Alguns líderes de igrejas que falam contra a corrupção e a violência relataram incidentes de assédio verbal e interferência como consequência de seu apoio à causa. 


Hoje, existem mais de 350 milhões de cristãos perseguidos no mundo, ou seja, em cada sete cristãos, um é perseguido. 


Fonte: Portas Abertas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.