Pular para o conteúdo principal

Dia do Médico Veterinário: conheça a versatilidade da profissão




 O Dia do Médico Veterinário, celebrado neste mês de setembro, destaca a importância e a diversidade de atuações para além do cuidado direto aos animais de estimação. Embora seja comum a associação com o bem-estar dos pets, as responsabilidades se estendem a uma série de outros campos. Este profissional desempenha um papel crucial em atividades que envolvem espécies animais, seja trabalhando com bichos de estimação tradicionais ou não convencionais, como serpentes, lagartos e jabutis.


A atuação do médico veterinário mais conhecida pela população é a voltada para o campo curativo. Porém, o exercício da profissão não ocorre apenas quando os pets ficam doentes. Luciana Guerim, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Rio de Janeiro, explica sobre outras áreas tão importantes e pouco comentadas.


De acordo com a médica veterinária, existem diversas frentes de atuação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Não é estranho encontrar essas ocupações dentro de setores públicos ou privados. Elas envolvem acompanhamento do bem-estar da criação dos animais, orientação das pessoas que trabalham com manipulação de alimentos, verificação de qualidade na produção de alimentos de origem animal, vigilância dentro dos centros de saúde, produção de medicamentos em empresas de indústrias farmacêuticas, acompanhamento das práticas de testagem de produtos, entre outros. Logo, a área de atuação vai além do contato direto com os animais”, afirma.


A função ainda se estende para a parte científica. Dentro do campo de atuação, a produção de vacinas e participação nas tecnologias de melhoramento animal também estão inclusas. Por meio dessas inovações, é possível diminuir algumas dificuldades, como o ganho de peso na área da avicultura e suinocultura em um menor espaço de tempo e de forma saudável. De acordo com Luciana, as pessoas acreditam que são utilizados hormônios para o crescimento dos animais, mas isso é um mito, pois é a melhoria genética que causa esse efeito.


A veterinária também cita a área voltada para o ser humano. O controle de imunobiológicos, conhecimento da transmissão de micro-organismos patogênicos e levantamentos de informações - como acidentes causados por animais peçonhentos - fazem parte desse campo. “Às vezes, essa bagagem acaba sendo escondida. Como não há o trabalho direto com animais, as pessoas acham que esses profissionais não são veterinários”, afirma Luciana.


O Dia do Médico Veterinário é uma ocasião para reconhecer e valorizar a versatilidade desta ocupação. Além de assistir aos animais, esses profissionais desempenham um papel vital na saúde pública, segurança alimentar, conservação de espécies e pesquisa científica. “A nossa perspectiva é que cada vez mais o trabalhador seja reconhecido como profissional de saúde não só para o animal, mas para todo o ecossistema. Essas áreas não convencionais são de extrema importância. Se a fonte primária dos alimentos estiver doente, eles não chegam de forma positiva nas indústrias. A sociedade teria, por exemplo, carne e leite sem qualidade”, reforça a médica veterinária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

UNINASSAU oferece atendimento odontopediátrico

  O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, por meio do curso de Odontologia, promove, atendimentos especializados em saúde bucal durante todo o semestre letivo em sua Clínica-Escola. Os estudantes realizam o atendimento ao público sob a supervisão dos professores e dos preceptores. Além de consultas para os adultos, as crianças também são beneficiadas com procedimentos simples, como limpeza, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal, até os mais complexos, que incluem, cirurgias, extração, restauração e odontopediatria em geral. O coordenador do curso de Odontologia da Instituição, Cícero Feitoza, destaca que os atendimentos para o público infantil têm uma preparação especial. “Para ajudar as crianças a compreenderem a importância de manter em dia a saúde bucal, nossa equipe junto aos estudantes, no dia do atendimento, prepara o ambiente com brinquedos, bonecos e escovódromo para conscientizar os pequenos de uma maneira lúdica a manter os dentes sem

"Gari do Brega" trabalha com alegria em Catende - por Fábio Santana

 O gari Samuel Herculano da Silva ( Gari do Brega), trababalha como Agente da Limpeza Pública na Prefeitura de Catende, Mata Sul do Estado. É uma pessoa extrovertida e é muito comunicativo com as pessoas. Samuel confessa: "O apelido de Gari do Brega é por causa do radinho que ele costuma levar consigo com um pendrive onde escuta durante o trabalho e também canta todo tipo de brega". Na chuva ou no sol causticante, ele trabalha sem estresse e com uma alegria que contagia a todos os catendenses. Tem 50 anos, casado com quatro filhos e mora no bairro Canaã em Catende.  Ele diz que a sua alegria é porque trabalha com amor ao que faz. " Trato todos com carinho e respeito desde moças, adultos e os idosos da terceira idade." Samuel Herculano da Silva o " Gari do Brega" catendense é de uma capacidade incrível, sempre alegre, cantando e conversando com todos ". Por: Fábio Santana.