Pular para o conteúdo principal

Mais de 5,6 milhões de idosos podem desenvolver demência até 2050

 Recentemente, Ministério da Saúde divulgou o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, (re)conhecimento e projeções futuras. Segundo o documento, 8,5% das pessoas com 60 anos ou mais, o que equivale a 2,71 milhões de indivíduos, convivem atualmente com essa condição. As projeções indicam que até 2050, o número pode subir para 5,6 milhões de pessoas.


A análise regional do estudo revelou que a demência é mais prevalente entre mulheres, representando 9,1% dos casos, enquanto entre os homens o percentual é de 7,7%. O relatório também chama atenção para os riscos, o subdiagnóstico e o estigma que ainda cercam essa condição, dificultando a implementação de medidas preventivas e o acesso ao tratamento adequado.


Jéssica Ramalho, Diretora de Operações da Acuidar, reforça a importância dos cuidados diários na prevenção da prevenção não somente da demência, como de diversas condições neurológicas que podem afetar o grupo. “Acompanhar de perto o comportamento e as necessidades dos idosos é essencial. Pequenas mudanças na rotina e na forma de cuidar podem ajudar a prevenir não apenas a demência, mas também outras condições associadas ao envelhecimento”, explica.


 


Como identificar mudanças no comportamento dos idosos?


A identificação precoce de alterações no comportamento é um fator essencial para prevenir o agravamento de doenças neurodegenerativas. É necessário observar sinais como perda de memória frequente, dificuldades em realizar tarefas cotidianas e mudanças de humor sem motivo aparente. Além disso, a falta de interesse por atividades que antes eram rotineiras pode ser um alerta.


“Os cuidadores e familiares precisam estar atentos e buscar orientação profissional assim que essas mudanças se manifestem”, afirma Jéssica. Para a especialista, o diagnóstico precoce possibilita a adoção de medidas que podem retardar o avanço da demência e garantir uma melhor qualidade de vida ao idoso.


 


Métodos de tratamento


Os cuidados para evitar o desenvolvimento de demência e outras condições incluem, além do acompanhamento médico, a adoção de práticas que estimulem a saúde física e mental dos idosos. “A prática de exercícios físicos regulares, por exemplo, contribui para a manutenção das funções cognitivas, enquanto atividades que envolvam raciocínio, como leitura e jogos de memória, ajudam a manter o cérebro ativo”, afirma.


 


A especialista pontua que a alimentação balanceada é outro fator importante, devendo ser rica em nutrientes que auxiliem na proteção das células cerebrais. O consumo de frutas, verduras e peixes ricos em ômega-3 é recomendado para reduzir o risco de demência e doenças cardiovasculares.


Por fim, o suporte emocional e social tem grande impacto no bem-estar do idoso. Manter a interação com familiares e amigos, participar de grupos sociais e realizar atividades em conjunto promovem o estímulo cognitivo e ajudam a combater o isolamento, que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de demência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...