Pular para o conteúdo principal

Informações essenciais para quem deseja ser doador

Em setembro, celebra-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27), uma data que destaca a importância desse ato generoso e potencialmente salvador de vidas. Esse gesto pode ocorrer tanto em vida quanto após o falecimento, e é fundamental entender os critérios e condições do procedimento, garantindo um processo seguro e ético.


Como funciona a doação em vida e após a morte?

Esse ato em vida é uma opção para quem deseja ajudar alguém em necessidade. Segundo o professor Luiz Carlos França, mestre em Enfermagem e professor da UNINASSAU Rio de Janeiro, "o doador vivo pode ser qualquer pessoa que concorde com a ação, mas sem prejudicar a própria saúde. Em vida, é possível doar um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão”. Para esse procedimento, é necessária uma avaliação médica comprovando a segurança do ato.

Já as que são feitas após o falecimento, é necessário um diagnóstico de morte encefálica, onde não há mais atividade cerebral. "Esses pacientes são, geralmente, vítimas de traumatismo craniano ou Acidente Vascular Cerebral (AVC)", explica Luiz. Para acontecer a doação, é imprescindível que a família do falecido autorize o procedimento após o registro da morte cerebral pelo hospital.


Critérios e compatibilidade para a doação

Tanto para doadores vivos quanto falecidos, a compatibilidade com o receptor e as boas condições de saúde são fatores cruciais. Os órgãos que podem ser doados por um falecido incluem rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestinos e tecidos como córneas, válvulas cardíacas, ossos, tendões e pele. Cada uma dessas doações pode proporcionar uma nova chance ou melhorar significativamente a qualidade de vida do receptor.

A decisão de doar deve ser feita com responsabilidade, ponderando os impactos físicos e emocionais, mas também considerando o potencial de salvar vidas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

A confiança do salmista Davi no Deus do céu... - por Guilherme Filho

  "O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará...". (Salmos 23.1)  Este trecho bíblico mostra a confiança do salmista Davi no Deus do céu. Ele reconhece que toda provisão vêm dos céus, do Pai das luzes. Somente Deus é digno de honras e glórias, Ele é o único que merece a nossa confiança! O mundo vive uma incerteza. Essa incerteza é originada pela inversão de valores. Na verdade, não sabemos o que acontecerá amanhã! Vivemos dias difíceis e incertos. Somente o Senhor pode nos garantir a Sua provisão.  A nossa confiança consiste em sabermos que o nosso Deus é o dono da prata e do ouro. Ele é o criador e mantenedor dos Universos físico e espiritual. Ele mesmo disse mediante o Seu filho: "É me dado todo poder no céu e na terra". Portanto, continue acreditando no Deus da provisão, assim como fez o salmista Davi. Não permita que os seus pensamentos, a sua alma, fujam dessa confiança. Viva na dependência de Deus. Ele disse a Moisés: "O meu nome é Eu Sou". Ele é! Gu...

Associação das Igrejas Batistas do Agreste elege diretoria

  A Associação das Igrejas Batistas do Agreste de Pernambuco (Assobagre) elegeu a nova diretoria, que conduzirá os rumos da instituição no biênio 2025-2027. A eleição ocorreu durante sessão extraordinária neste sábado (15), na Igreja Batista Memorial em Caruaru-PE. A composição é a seguinte: Presidente : Pr. Silvio Lima (reeleito) Vice-presidente : Pr. Edilson Fernandes (reeleito) Primeiro-secretário : Pr. Mônisson Silveira  Segunda-secretária : Ir. Déborah Araújo  Primeiro-tesoureiro : Pr. Sérgio Minzé Segundo-tesoureiro : Pr. Antônio Carlos  De acordo com o presidente reeleito, pastor Silvio Lima, o foco da Associação será a união. "Nosso objetivo é continuar fazendo a vontade de Deus, nesta luta de unir as igrejas no propósito de glorificarmos o nome dEle e expandir o Seu reino aqui na região do Agreste e onde Ele nos permitir. É um processo de unificação, de servir às igrejas do nosso Agreste", destacou o pastor. A solenidade de posse será na Assembleia Geral Anu...