Pular para o conteúdo principal

COMUNICADO À IMPRENSA: Entidades do saneamento se manifestam sobre a reforma tributária

 Sobre a votação do PLP 68/2024 na Câmara dos Deputados, as entidades signatárias desta nota vêm à público esclarecer algumas informações divulgadas pela imprensa sobre os impactos do setor de saneamento na Reforma Tributária:


 


o impacto da inclusão dos serviços de água e esgoto dentre aqueles serviços de saúde que terão redução de 60% na alíquota do IBS e da CBS é de 0,2 ponto percentual, ao contrário do 0,38 ponto percentual divulgado pelo Governo e repercutido por alguns parlamentares. A diferença se deve à inclusão, nas contas do governo, de algumas atividades que compõem o saneamento básico, como resíduos sólidos, que não foram contempladas pelo texto aprovado pelo Senado Federal;

o cashback, anunciado pelo Governo como alternativa ao aumento médio de 18% nas tarifas de água e esgoto para a população de baixa renda, no contexto de imposição ao setor da alíquota cheia do IBS e da CBS representará tão somente um desconto no aumento. Isso porque mesmo os beneficiários da tarifa social, que são aqueles que terão direito a cashback, serão impactados com pelo menos 6,5% de aumento nas contas de água e esgoto. Essa parcela mais vulnerável da população só terá realmente um benefício com o cashback - a devolução de parte dos tributos pagos - na hipótese de ser mantido o texto aprovado pelo Senado Federal.

 


Por fim, ainda sobre o cashback, é importante salientar que, como toda política pública, há nela uma linha de corte. No caso concreto, essa linha de corte é a de famílias com renda familiar per capita inferior ou igual à metade do salário-mínimo vigente.


É importante, porém, não esquecer que há um universo muito grande de pessoas tão vulneráveis quanto os beneficiários da tarifa social e do cashback, que não terão direito a qualquer redução do aumento das tarifas de água e esgoto. Estamos falando daquelas pessoas cuja renda familiar per capita é um pouco maior do que a metade do salário-mínimo vigente e que, por conta do aumento da carga tributária do setor de saneamento proposto pelo Governo, terão de arcar com os 18% de aumento em suas contas de água e esgoto.


Além do impacto para aqueles que têm acesso aos serviços, a reforma poderá prejudicar a expansão dos serviços para os que não têm. O alcance da universalização demanda investimentos superiores a R$ 890 bilhões e o setor tem feito a sua parte. Desde 2020, foram realizados 57 processos licitatórios de parcerias entre o setor público e privado com a contratualização de investimentos na ordem de R$ 160 bilhões. Todos esses projetos preveem a universalização dos serviços de água e esgoto em 1.387 municípios dentro dos prazos estabelecidos na lei. O incremento na carga tributária deve desacelerar os investimentos e inclusive inviabilizar projetos em desenvolvimento.


Nesse contexto, manifestamos publicamente nossa preocupação com a votação do PLP 68/2024 na Câmara dos Deputados e confiamos nos Parlamentares para que o texto aprovado pelo Senado Federal seja mantido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

1° Congresso dos Diáconos Batistas acontece em Caruaru

 Aconteceu em Caruaru o 1º Congresso dos Diáconos Batistas do Agreste nos dias 20 e 21 de setembro. Durante a programação, abordou-se o tema “A excelência do Ministério Diaconal”, que gerou reflexões sobre o aprimoramento da prática do diaconato.  Promovido pela Associação dos Diáconos Batistas do Agreste (ADBA-PE), o congresso foi realizado na Igreja Batista Pinheirópolis (IGBAPI). O evento contou com os seguintes preletores: Luzeni Dantas, ministra da Família e Educadora Cristã da Primeira Igreja Batista em Caruaru; Jairo Siqueira, pastor da Segunda Igreja Batista em Lajedo-PE e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Agreste; e Silvio Lima, pastor da Primeira Igreja Batista em Taquaritinga do Norte-PE e presidente da Associação Batista Agrestina. O louvor ficou por conta do Ministério de Louvor da IGBAPI; do cantor Jonas Souza; da cantora Laís Ellen e do pastor Marcos Paulo, líder da Igreja Batista Emanuel em Caruaru.  O presidente da ADBA-PE, Pedro Araújo, avalio...

Batistas do Agreste pernambucano celebram 77 anos da Associação

 A Associação das Igrejas Batistas do Agreste de Pernambuco (Assobagre) completou 77 anos. O culto de gratidão foi realizado na Primeira Igreja Batista em Caruaru, no sábado (02/11), contando com uma grande quantidade de fiéis. Associação dos Diáconos e Diaconisas louvou ao Senhor com cântico congregacional. Foto: Mylena Macêdo Foram registrados representantes das seguintes igrejas: IB em São Bento do Una; SIB de Lajedo; IB Memorial de Caruaru; Congregação Batista em São João da Escócia; PIB em Taquaritinga do Norte; PIB em Agrestina; IB em Belo Jardim; IB El Shaday; IB em Cupira; Congregação Batista em Cachoeirinha; IB em São Domingos; Congregação Batista em Rosanópolis; Congregação Batista em Riacho das Almas; IB em São Joaquim do Monte; IB em Toritama; IB Emanuel em Caruaru; IB em Taquara; SIB em Caruaru; IB em Sairé; IB da Esperança; IB em Garanhuns; IB em Brejo da Madre de Deus; IB em Alto Bonito; Comunidade Batista da Graça e SIB do Ibura. A programação de louvor foi marcada ...