Pular para o conteúdo principal

Acordo Mercosul-União Europeia promete impactar preços e compras dos brasileiros - por Emanuel Pessoa

 Após mais de duas décadas de negociação, o Acordo entre Mercosul e União Europeia avançou com um entendimento técnico, embora ainda dependa de etapas importantes para sua assinatura e implementação. No entanto, o Tratado já provoca reações intensas, com protestos e expectativas sobre os impactos econômicos, especialmente para os setores produtivos e para os consumidores.


Enquanto 1,5 mil agricultores protestam em Madri contra a "concorrência desleal" do Acordo Comercial que ameaça os produtores europeus com importações mais baratas do Mercosul, o governo brasileiro prevê um aumento de R$ 94,2 bilhões no comércio com a União Europeia, além de um impacto de R$ 37 bilhões no PIB, equivalente a 0,34% da economia nacional em 2044.


Em meio às turbulências, é preciso analisar os possíveis impactos do acordo. A redução de tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comprados pelo Brasil da União Europeia poderá beneficiar o consumidor brasileiro, especialmente no setor de alimentos e bebidas. Produtos como vinhos europeus, atualmente sujeitos a taxas superiores a 20%, e o azeite, por exemplo, tendem a chegar ao mercado com preços mais acessíveis, ampliando a oferta e impulsionando o consumo.


A concorrência com o mercado chinês, conhecido pelos preços baixos, também será um desafio. Se o acordo tornar os produtos europeus mais competitivos, o consumidor poderá acessar itens de maior qualidade a preços melhores. No entanto, produtos chineses mais baratos devem manter espaço no mercado, e a dependência de insumos industriais da China segue como obstáculo para uma maior substituição.


O barateamento de itens importados certamente influenciará as escolhas dos consumidores, com a qualidade sendo um fator crucial para uma série de produtos. Espera-se que essa mudança no cenário de preços altere o comportamento de compra, com os consumidores tendo a oportunidade de avaliar também a qualidade. O impacto no mercado dependerá, ainda, do quão competitivos os preços dos importados serão e como isso afetará os diversos segmentos sociais frente às novas opções disponíveis.


Por fim, os consumidores brasileiros podem se preparar para as possíveis mudanças no mercado observando as tendências de preços e avaliando a relação custo-benefício. Além disso, os importadores poderão diversificar as fontes de compra, aproveitando a maior disponibilidade de fornecedores que surgirá com a redução do custo de aquisição de produtos importados. 




*Emanuel Pessoa é advogado especializado em Direito Empresarial, Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela USP e Professor da China Foreign Affairs University, onde treina a próxima geração de diplomatas chineses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

1° Congresso dos Diáconos Batistas acontece em Caruaru

 Aconteceu em Caruaru o 1º Congresso dos Diáconos Batistas do Agreste nos dias 20 e 21 de setembro. Durante a programação, abordou-se o tema “A excelência do Ministério Diaconal”, que gerou reflexões sobre o aprimoramento da prática do diaconato.  Promovido pela Associação dos Diáconos Batistas do Agreste (ADBA-PE), o congresso foi realizado na Igreja Batista Pinheirópolis (IGBAPI). O evento contou com os seguintes preletores: Luzeni Dantas, ministra da Família e Educadora Cristã da Primeira Igreja Batista em Caruaru; Jairo Siqueira, pastor da Segunda Igreja Batista em Lajedo-PE e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Agreste; e Silvio Lima, pastor da Primeira Igreja Batista em Taquaritinga do Norte-PE e presidente da Associação Batista Agrestina. O louvor ficou por conta do Ministério de Louvor da IGBAPI; do cantor Jonas Souza; da cantora Laís Ellen e do pastor Marcos Paulo, líder da Igreja Batista Emanuel em Caruaru.  O presidente da ADBA-PE, Pedro Araújo, avalio...

Batistas do Agreste pernambucano celebram 77 anos da Associação

 A Associação das Igrejas Batistas do Agreste de Pernambuco (Assobagre) completou 77 anos. O culto de gratidão foi realizado na Primeira Igreja Batista em Caruaru, no sábado (02/11), contando com uma grande quantidade de fiéis. Associação dos Diáconos e Diaconisas louvou ao Senhor com cântico congregacional. Foto: Mylena Macêdo Foram registrados representantes das seguintes igrejas: IB em São Bento do Una; SIB de Lajedo; IB Memorial de Caruaru; Congregação Batista em São João da Escócia; PIB em Taquaritinga do Norte; PIB em Agrestina; IB em Belo Jardim; IB El Shaday; IB em Cupira; Congregação Batista em Cachoeirinha; IB em São Domingos; Congregação Batista em Rosanópolis; Congregação Batista em Riacho das Almas; IB em São Joaquim do Monte; IB em Toritama; IB Emanuel em Caruaru; IB em Taquara; SIB em Caruaru; IB em Sairé; IB da Esperança; IB em Garanhuns; IB em Brejo da Madre de Deus; IB em Alto Bonito; Comunidade Batista da Graça e SIB do Ibura. A programação de louvor foi marcada ...