Pular para o conteúdo principal

Janeiro: como equilibrar as contas e investir?

 


O início de ano do brasileiro chega acompanhado de uma avalanche de compromissos financeiros: IPVA, IPTU, renovação de seguros, matrícula escolar e outras despesas sazonais que pesam no bolso das famílias. Segundo uma pesquisa do Serasa Experian, mais da metade dos brasileiros gastam pelo menos R$ 4 mil com essas despesas fixas no começo do ano. Além disso, outro levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que quase 90% enfrentam problemas financeiros nesse período.


Apesar do cenário desafiador, é possível organizar as finanças e até mesmo reservar recursos para investimentos. “Sem um planejamento prévio, esse período pode se tornar um verdadeiro obstáculo para quem busca equilíbrio nas finanças”, afirma Paulo Cunha, CEO da iHub Investimentos.





Estratégias como a criação de uma poupança anual específica para despesas sazonais e o uso de ferramentas para controle de gastos são essenciais. Além disso, práticas como a automatização de investimentos e a redução temporária de gastos variáveis podem fazer a diferença. “Mesmo com muitas obrigações, priorizar investimentos – ainda que pequenos – é uma forma de construir um futuro financeiro sólido”, reforça Cunha.



Como planejar


Para evitar apertos no início do ano, a recomendação é antecipar as despesas sazonais ao longo dos meses anteriores. O uso de uma planilha ou aplicativo financeiro ajuda a mapear gastos futuros e criar uma reserva específica para janeiro. “A reserva de emergência é indispensável. Ela atua como um amortecedor, garantindo que as obrigações sejam cumpridas sem comprometer os objetivos de longo prazo”, explica Paulo.


Outro ponto importante é avaliar cuidadosamente a escolha entre pagamento à vista ou parcelado para tributos como IPVA e IPTU. Caso o orçamento permita, o pagamento à vista com descontos pode ser mais vantajoso no longo prazo. Já o parcelamento, embora alivie o impacto imediato, pode comprometer a poupança e incluir juros, elevando o custo total.


Além disso, mudanças de hábito no consumo ao longo do ano podem garantir um orçamento mais flexível em janeiro. Revisar contratos recorrentes, evitar compras impulsivas e aproveitar promoções sazonais são práticas que aumentam a margem para lidar com despesas no início do ano.



Como começar a investir, mesmo com grandes despesas


Iniciar no mundo dos investimentos em janeiro, mesmo diante de tantos compromissos, é possível com organização e disciplina. Ativos como Tesouro Selic, CDBs com liquidez diária e fundos DI são opções seguras e de fácil acesso para quem busca manter a liquidez. “O importante é começar, ainda que com valores pequenos. Essa consistência cria o hábito de investir e abre portas para conquistas financeiras maiores no futuro”, destaca Cunha.


Por fim, a educação financeira desempenha um papel fundamental nesse processo. Entender princípios básicos do mercado financeiro e definir metas claras são passos importantes para quem deseja construir um portfólio. “Transformar janeiro em um mês produtivo financeiramente é possível, desde que haja planejamento e escolhas conscientes. É o primeiro passo para transformar desafios em oportunidades”, conclui Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".

1° Congresso dos Diáconos Batistas acontece em Caruaru

 Aconteceu em Caruaru o 1º Congresso dos Diáconos Batistas do Agreste nos dias 20 e 21 de setembro. Durante a programação, abordou-se o tema “A excelência do Ministério Diaconal”, que gerou reflexões sobre o aprimoramento da prática do diaconato.  Promovido pela Associação dos Diáconos Batistas do Agreste (ADBA-PE), o congresso foi realizado na Igreja Batista Pinheirópolis (IGBAPI). O evento contou com os seguintes preletores: Luzeni Dantas, ministra da Família e Educadora Cristã da Primeira Igreja Batista em Caruaru; Jairo Siqueira, pastor da Segunda Igreja Batista em Lajedo-PE e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Agreste; e Silvio Lima, pastor da Primeira Igreja Batista em Taquaritinga do Norte-PE e presidente da Associação Batista Agrestina. O louvor ficou por conta do Ministério de Louvor da IGBAPI; do cantor Jonas Souza; da cantora Laís Ellen e do pastor Marcos Paulo, líder da Igreja Batista Emanuel em Caruaru.  O presidente da ADBA-PE, Pedro Araújo, avalio...

Batistas do Agreste pernambucano celebram 77 anos da Associação

 A Associação das Igrejas Batistas do Agreste de Pernambuco (Assobagre) completou 77 anos. O culto de gratidão foi realizado na Primeira Igreja Batista em Caruaru, no sábado (02/11), contando com uma grande quantidade de fiéis. Associação dos Diáconos e Diaconisas louvou ao Senhor com cântico congregacional. Foto: Mylena Macêdo Foram registrados representantes das seguintes igrejas: IB em São Bento do Una; SIB de Lajedo; IB Memorial de Caruaru; Congregação Batista em São João da Escócia; PIB em Taquaritinga do Norte; PIB em Agrestina; IB em Belo Jardim; IB El Shaday; IB em Cupira; Congregação Batista em Cachoeirinha; IB em São Domingos; Congregação Batista em Rosanópolis; Congregação Batista em Riacho das Almas; IB em São Joaquim do Monte; IB em Toritama; IB Emanuel em Caruaru; IB em Taquara; SIB em Caruaru; IB em Sairé; IB da Esperança; IB em Garanhuns; IB em Brejo da Madre de Deus; IB em Alto Bonito; Comunidade Batista da Graça e SIB do Ibura. A programação de louvor foi marcada ...